Samsung deve começar a produção em massa de chips de 5 nm em 2020

 

Imagem de: Samsung deve começar a produção em massa de chips de 5 nm em 2020

Samsung deve começar a produção em massa de chips de 5 nm em 2020

   A Samsung deu um passo importante para iniciar a fabricação em massa de chips que utilizem a arquitetura de fabricação de 5 nm (nanômetros). A novidade da vez é que a sul-coreana finalizou a certificação de importantes ferramentas: a Synopsys Fusion Design Platform e a Cadence Full-Flow Digital Solution.

Elas fazem parte de processos importantes de compilação, validação, otimização de sistemas de alimentação e outras etapas. A certificação significa que essas ferramentas passaram nos testes da marca: as empresas responsáveis pela fabricação estão agora prontas (e com os equipamentos confiáveis) para que os chips atinjam o potencial e também o design determinados pela empresa.

O processo de fabricação de 5 nm utiliza a litografia ultravioleta extrema (EUV, na sigla original em inglês) em núcleos Cortex-A53 e Cortex-A57.

Quase lá

A ideia é que os chips tenham um desempenho 10% melhor em relação à geração atual e consumir até 20% menos energia. A produção em massa deve começar apenas em 2020, o que significa que os processadores podem integrar os aparelhos top de linha da empresa do ano que vem. Ao todo, o processo custará cerca de US$ 4,6 bilhões.

Por enquanto, a Samsung está em busca da fabricação de processadores com tecnologia de 7 nm: um novo Exynos que pode até ser incorporado ao Galaxy Note 10, que será revelado em agosto de 2019.

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close